O verão é a época de cuidado dobrado com seu jardim

jardimNo verão as plantas do seu jardim precisam receber atenção especial por conta das altas temperaturas, das pragas e do excesso de chuva. Por isso, é preciso redobrar os cuidados e ficar de olho na quantidade de regas, adubação e outros detalhes importantes. Para que seu jardim aproveite bem cada dia deste verão, veja abaixo algumas informações importantes que trazemos para você.


Dê um tempo na poda

O primeiro passo é segurar a tesoura e não cortar nada, exceção feita ao gramado, que pode ser aparado sem culpa. “Depois de despertar para a primavera, os vegetais entram na fase dos novos brotos, por esse motivo não é aconselhável podá-los. Somente ramos e galhos mortos devem ser retirados, para fins de limpeza”, diz a agrônoma e paisagista Leilanne Lopes.

Cuidado com o sol
Na maioria dos casos, apesar do sol forte, os vasos não precisam ser mudados de posição. Mas se notar que a planta murchou ou as folhas enrugaram, pode ser preciso reposicioná-la, procurando um local que receba luminosidade direta somente em um período do dia.

jardim 2Garanta a umidade
Dias mais quentes significam maior perda de líquido. A necessidade de água aumenta e, consequentemente, o intervalo entre as regas diminui. Mas cuidado para não encharcar a planta.


Ajude-as a crescer
Caso seja necessário fazer o replantio, esta é a hora. Só não esqueça de aumentar a quantidade de água para as plantas que passarem por esse processo. Tempos de crescimento exigem alimento. Opte por matéria orgânica ou produtos industrializados, o importante é caprichar na adubação.

sapatinho-de-judiaAtenção às pragas
Esse período também é a alta temporada das pragas e, quando o exemplar é atacado, é um sinal de que algo não está correto. “Pode ser a iluminação inadequada, falta de circulação de ar ou umidade em excesso. É preciso estar atento a todos os fatores”, diz a paisagista Ferrarezi.

Dica

O verão é excelente para que se cubra os gramados com terra e adubo graças à rapidez de absorção de nutrientes por conta da abundância de água. Algumas espécies atingem o ápice da floração justamente nesta época, como o copo-de-leite, sapatinho-de-judia, onze-horas, crista-de-galo e o hibisco.

crista de galo

Fontes: http://jardinagemepaisagismo.com/cuidando-do-jardim-no-verao.html; http://delas.ig.com.br/casa/jardinagem/atencao-ao-jardim-no-verao/n1237886786761.html

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s