Seu Natal pode ser saboroso e light

ceia_de_natal_lightCombinações alimentares que você deve evitar:

Tabaco e álcool. As bebidas natalinas tendem a ser carregadas de calorias (cervejas, vinhos, licores, espumantes, coquetéis, etc) e são fatais na manutenção do peso. Um truque será beber um copo de água, por cada cálice ou copo de bebida.

– Misturar acompanhamentos (ex. batata com arroz).

– Menus com excesso de proteínas (ex. peixe com ovo) impedem o aproveitamento do cálcio dos alimentos.

Refrigerantes ou bebidas muito açucaradas. Prefira os sucos naturais e sem açúcar, claro.

ceia_de_natal_light4Cuidados que você deve ter:

Moderar as quantidades, para evitar grandes sobras e para se manter na linha. Se tiver menos comida disponível, as tentações serão menores.

Ingerir alimentos leves (frutas, iogurtes, biscoitos integrais, barras de cereal, etc.) várias vezes ao dia (o ideal é a cada 3 horas). Assim você acostuma seu corpo e não sentirá tanta fome, evitando que “avance” sobre a comida na hora que ela for servida.

– A ingestão de fibra alimentar promove uma redução na absorção dos alimentos e sacia a fome. Inclua sempre legumes crus ou cozidos nas refeições de carne ou de peixe.

– Uma forma de diminuir a ingestão de alimentos calóricos é começar a refeição com uma entrada leve, como sopas ou saladas e um 2º prato de peixe ou de carne magra, como o bacalhau, o salmão e claro, o peru.

A salada é super rápida e fácil de fazer– Prefira comidas assadas, cozidas ou grelhadas. Sempre evite fritura, mas se for comê-la, não a ingira quente (o açúcar cola-se ao alimento e impede que a gordura saia dele, enquanto arrefece e a consequência são mais calorias).

– Frutas secas fazem bem ao corpo, mas em pequena quantidade, pois são muito calóricas.

Saiba dizer “não”. Se insistirem para que coma mais um pouco, simplesmente diga: “Estou satisfeita/o”.

– Nos dias seguintes às festas, opte por alimentos mais leves (frutas, cereais integrais, peixe, salada ou legumes, sopa, etc), para o organismo conseguir metabolizar todos os excessos cometidos.

ceia_de_natal_light3Troque alimentos

– Troque as natas por queijo fresco batido sem gordura ou natas light.

– Troque a farinha refinada por farinha de trigo integral.

– Troque o açúcar branco por açúcar amarelo ou mascavo e utilize porções menores.

– Troque o grão e a batata-doce pela abóbora, cujas calorias são muito menores.

Para terminar veja este link com receita de um panetone sem glúten e sem lactose para você já ir entrando no clima das “festas light”. http://gnt.globo.com/receitas/Panetone-sem-gluten-e-sem-lactose.shtml

Bom Natal!

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